O Espaço Imaginário nasceu em 2011, em Campo Grande – MS, com a ideia de oferecer à cidade um lugar para se viver e refletir sobre o tempo da Infância. Há 3 anos funciona como um espaço de convivência para as famílias, lugar de brincar para crianças e um núcleo itinerante de pesquisa e reflexão sobre infância e educação.
Além de promover ações presenciais ligadas a cultura brasileira e a infância, o Espaço Imaginário produz conteúdos audiovisuais direcionados para educação, cinema e televisão agregando a experiência de seus colaboradores no desenvolvimento de diferentes projetos, da concepção até a produção e finalização de filmes e vídeos.

Uma das ações desenvolvidas pelo Espaço Imaginário é o Memórias do Futuro, realizado em parceria com o Pontão de Cultura Guaikuru, entre 2012 e 2013, com o patrocínio da Fundação Telefônica-Vivo. O Memórias do Futuro atuou em comunidades ribeirinhas, quilombolas, Indígenas e urbanas do MS, integrando tradição e tecnologia digital móvel para documentar a Cultura da Infância nestes locais. Além do vasto conteúdo produzido (mais de 100 vídeos) a ação também estimulou o convívio e a participação das crianças na vida destas comunidades, numa ação-formação Itinerante chamada Caravana TecnoBrincante.

Em 2013, juntamente com a Associação Erê, inicia atividades culturais abertas a diferentes públicos no Parque das Nações Indígenas em Campo Grande, com o apoio da estrutura física do instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul - IMASSUL. A associação propõe o encontro de pessoas e instituições para fortalecer, favorecer e defender o convívio e utilização dos espaços públicos pela infância e comunidade em geral integrando Arte, Cultura e Meio Ambiente, estimulando a participação da Comunidade em ações culturais-educativas, tendo a cidade como palco de conversas, encontros e muita alegria.

Hoje o Espaço Imaginário estende sua ação às comunidades de Santa Catarina, iniciando em 2014 atividades que visam promover a formação da Rede Estadual pela Primeira Infância, reunindo instituições e parceiros de diferentes áreas e competências. Além de promover ações de participação infantil, que estimulam a atuação das crianças em seus contextos urbanos ao construir com elas pensamentos e ações sobre e para a cidade de uma forma divertidade e sustentável.


O objetivo do Espaço Imaginário são essas coisas belas e simples da vida que fazem todos nós mais felizes, cuidar da Infância, do Ser Humano, criar com as crianças e suas comunidades, mostrar para o mundo a beleza da Cultura que elas têm, aproveitar os espaços públicos deste imenso Brasil, produzir e exibir conteúdo audiovisual e fotográfico de qualidade, valorizando a Identidade Cultural do Povo Brasileiro, preservando a memória afetiva de todos nós.

CADASTRO

Receba o informativo do
Espaço Imaginário, deixe seu e-mail.

Pelas minhas consequências isso não vai dar certo.

Tom - 4 anos