Pelourinho Digital - visitaVirtual

17/10/2012

 

Pelourinho Digital

O projeto é uma ação expandida da Oi Kabum! Salvador e fundamenta-se em um processo formativo avançado nas linguagens de Design Gráfico e Webdesign e no desenvolvimento de produtos de comunicação digital realizados por jovens, como sites, blogs, animações e vídeos para Internet. O Mapa Interativo do Pelourinho, apresentado nesta instalação, permite aos visitantes acessarem os conteúdos dos sites produzidos por jovens do projeto para quatro artistas do Centro Histórico: Bira Reis, pesquisador, músico e educador; Negra Jhô, cabeleireira, estilista e referência em estética afro; Mamulengos da Bahia, grupo liderado por Mestre Elias, que mantém viva a tradição do teatro de bonecos; e o Grupo Nova Saga, banda de Rap formada por jovens do Pelourinho.

Obras selecionadas destes artistas foram dispostas em um mapa do Pelourinho, no qual as linhas das ruas foram construídas por frases relacionadas às biografias destes artistas. Caminhando por este mapa, os visitantes, além de acessarem o site, podem escutar depoimentos dos artistas. Assim, o turbante de Negra Jhô, o boneco mamulengo de Elias, o instrumento musical de Bira Reis e o equipamento de som do Nova Saga permitem a aproximação real com as produções que historicamente os inseriram no espaço artístico do Pelourinho.

O mapa foi desenvolvido a partir de uma plataforma de navegação criada pelo artista Toni Oliveira. Esta plataforma contém um computador como dispositivo de armazenamento dos conteúdos audiovisuais exibidos e gerenciador das tarefas que se dão em resposta às ações do navegador no mapa. Um teclado de computador usb hackeado e um microfone servem como porta de entrada destas ações que são recebidas e interpretadas por um aplicativo desenvolvido por Toni Oliveira na linguagem de programação Processing. Desejamos que este trabalho possa provocar o envolvimento sensível e reflexivo com o Pelourinho, apostando que arte e tecnologia podem exercer um papel diferenciado na tessitura de outras formas de decifrar e vivenciar este espaço e, assim, reconstruí-lo.

Juliana Machado - Coordenadora do Projeto Pelourinho Digital

Visite o Pelourinho digital:

http://cipo.org.br/toqueparamoversentidos/

VOLTAR PARA AGENDA

+ AGENDA