Projeto Campo Grande Meu Amor foca em Cultura Quilombola

12/06/2013

O Pontão de Cultura Guaikuru em parceria com a Associação dos Decendentes da Tia Eva convida para o lançamento do Projeto Campo Grande Meu Amor , dia 15 de junho, às 18h no Salão Social Tia Eva. O projeto foi contemplado em 2012 com o Fundo Municipal de Investimentos Culturais, o FMIC, da Fundação Municipal de Cultura e Prefeitura de Campo Grande.

O PROJETO CAMPO GRANDE MEU AMOR será realizado e tem a finalidade de promover a cultura da Comunidade Quilombola São Benedito, promovendo a fusão de um programa de capacitação e produção de artes dramáticas, oficinas e projeções de fotografia e cinema, ao processo de desenvolvimento social de uma comunidade quilombola de grande relevância na história de Campo Grande.

As atividades acontecem de 15 de junho a 30 de agosto de 2013, sendo:

Cine Guaikuru – o cinema perto de você. Exibição de filmes curta e longa metragem nacionais e internacionais de gêneros e origens diversas, em 30 sessões para um público adulto e infantil nos fins de semana, no Salão Social Tia Eva.

O Encontro de Pontos de Cultura de Campo Grande – Painel de experiências com o foco em desenvolvimento da gestão e a busca pela sustentabilidade.

Curso de Fotografia Olhar não Natural - oficina de fotografia para crianças, jovens e adultos interessados em revelar sua visão sobre o mundo por meio das técnicas e da linguagem fotográfica.

Curso de Cinema Campo Grande Meu Amor, revele seu sentimento pela cidade - com 60 horas de duração, para 20 interessados em revelar seus sentimentos pela cidade por intermédio do cinema. O resultado será o dvd Campo Grande Meu Amor 2013, segunda edição, com os filmes curta metragens produzidos durante o aprendizado.

Portal Guaikuru - Compartilhar conhecimentos e difundir a produção dos grupos culturais de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, região Centro-Oeste e de outras regiões do Brasil, que trabalham a arte amalgamada à cultura, aos direitos humanos e realizam atividades de forma cooperativa e solidária.

Para Lúcia Silva, presidente da Associação dos Decendentes da Tia Eva, parceira na implementação e execução do projeto na Comunidade Quilombola Tia Eva, o projeto “... é uma novidade muito boa, o cinema vai trazer uma nova realidade pra cultura na comunidade, onde nunca houve exibição de filmes, tem gente por aqui que nunca viu cinema, tem pai que não consegue pagar um filme por filho ver.”

 A coordenadora do Projeto Andréa Freire, aposta na experiência da democratização do acesso e declara: “ estamos na expectativa do envolvimento da comunidade, que vai vivenciar essa experiência conosco de forma participativa e crítica. Também vamos aproximar outros coletivos culturais nesse ambiente, onde o intercâmbio vai valorizar, enriquecer e dar visibilidade aos trabalhos de todos. “

 O lançamento do projeto no dia 15 de junho, às 18h, vai apresentar o projeto e inaugurar Cine Guaikuru, com exibições dos cinco filmes do DVD produzido na primeira edição do Campo Grande Meu Amor, em 2011: “Ser criança em Campo Grande”, “Preto e Branco”, “Estação”, “Fluxo” e “Lamento”. O Cine Guaikuru exibirá no mês de junho nas sessões infantis os filmes, “Kiriku e a Feiticeira”, “O Mágico de Oz”; e nas sessões adultas: “Terra Vermelha”, “A Marvada Carne” e “Os Matadores”.

 O projeto Campo Grande Meu Amor, busca prosseguir com o desenvolvimento das ações do Pontão Guaikuru, centro de intercâmbio e aprendizado, realizador de cursos livres focados em práticas e experiências entre grupos que trabalham com a arte e execução de atividades de forma cooperativa, visando a melhoria da qualidade técnica e iniciativas inovadoras e lúdicas com o apoio das novas tecnologias, a geração de oportunidades para a criação artística, a promoção das artes e da cultura e a facilitação do acesso social aos bens culturais.

Fonte: http://www.pontaodeculturaguaicuru.org.br

VOLTAR PARA AGENDA

+ AGENDA