Livro sobre brinquedos da infância será lançado hoje

22/08/2013

Fruto das pesquisas do brincante mineiro Adelsin sobre a relação da criança com a natureza, o livro Barangandão Natureza será lançado nesta quinta-feira (22). A programação diversificada começa às 15h, no Portão 3 do Parque Ibirapuera-SP. O lançamento oficial será às 19h, no mesmo local. 

O livro reúne 36 brinquedos inventados por meninos e meninas que convivem com a natureza do Brasil.  Adelsin pesquisa a infância e os brinquedos da natureza ao redor do país e desenvolve atividades sobre esse tema em sua casa rodeada de árvores, em Curralinho, MG.

Adelsin, em entrevista ao portal Mapa do Brincar, ressaltou como os brinquedos se relacionam com a cultura de cada local. “Os brinquedos de cada lugar têm os movimentos que são comuns aos meninos de todos os lugares, mas a forma corresponde ao lugar”.

Um dos pontos interessante do livro é seu caráter didático. No Barangandão  Natureza, o brincante conta onde e quando aprendeu a fazer cada brinquedo e ensina passo-a-passo como construí-los.

“Cada criança traz o sinal do novo, é o último passo da evolução da espécie. E, na convivência com outras crianças e com a natureza, todo esse impulso, toda essa natureza do ser humano aflora e o melhor da gente vem à tona”, explicou Adelsin em entrevista ao portal Mapa do Brincar.

A programação de lançamento  do Barangandão Natureza conta com instalação de brinquedos do livro, Oficina de brinquedos com elementos da natureza, conversa com Adelsin e Lydia Hortélio.

O evento é realizado pela  Casa das 5 Pedrinhas, Oca – Escola Cultural e Editora Zerinho ou Um com apoio do Instituto C&A.

Programação

15:00 h às 18:00 h:

Oficina de brinquedos com elementos da natureza para educadores:

será uma roda de conversas e construções dos brinquedos do livro Barangandão Natureza, trazendo como tema central a importância da convivência com a natureza para o desenvolvimento do ser humano.(40 vagas)

19:00 h às 21:00 h

Abertura da instalação de brinquedos Barangandão Natureza/Conversa com Adelsin e Lydia Hortélio/ Lançamento do livro: BARANGANDÃO NATUREZA/ Coquetel

Inscrições através do Link:

https://docs.google.com/a/bienal.org.br/spreadsheet/viewform?formkey=dGdxWU80LUJkcVd4QU44LTFEejZiUHc6MA#gid=0

 

Serviço:

22/08 - Lançamento principal: Pavilhão educativo da Bienal - Ibirapuera-SP.

24/08 - Oca – Escola Cultural: Altura do número 165 da Rua Xapuri, Carapicuíba – SP

Contatos: (11) 4146-8719/ 99104-7380 / Lucilene-lu@uol.com.br

VOLTAR PARA AGENDA

+ AGENDA