Trampolim do Forte é o filme do mês no CANAL BRASIL

25/04/2014

TRAMPOLIM DO FORTE - Um drama humano sobre a pobreza na infância em Salvador. Direção de João Rodrigo Mattos – com Marcélia Cartaxo e Luiz Miranda.

Exibição: Terça, dia 29/04, às 22h e sábado, dia 03/05, à meia-noite e quinze no CANAL BRASIL.

Assita o trailler: http://trampolimdoforte.com.br/

Primeiro longa-metragem de ficção do baiano João Rodrigo Mattos, o filme entrelaça diferentes dramas sociais para abordar a infância de crianças pobres em Salvador.

No elenco, estão Zéu Britto, Marcélia Cartaxo e Luiz Miranda, além dos atores-mirins Lúcio Lima, Adailson dos Santos e Ewerton Machado.

A praia do Porto da Barra é o cenário do encontro diário de meninos que saltam de altas pedras para mergulhar no mar. Dentre eles, estão Déo (Lúcio Lima) e Felizardo (Adailson dos Santos), amigos que encaram de perto os riscos da rua, para onde Fuleirinho (Ewerton Machado), garoto já envolvido em pequenos furtos, sente-se atraído e pretende arrastá-los.

O grupo representa o grande universo de quem tem a juventude comprometida pelas circunstâncias da vida e precisa, desde muito cedo, fazer escolhas determinantes. Vendendo picolés para ajudar na renda familiar e contribuir com a Igreja, eles sonham com dias melhores. Enquanto trabalham nas ruas, são convidados a aceitar tarefas ilegais e convivem com uma dura realidade – exploração sexual infantil, contato com drogas, racismo, delinquência e pedofilia –, tangenciando, assim, a marginalidade.

Entre os sonhos de criança e as surpresas do mundo adulto, os protagonistas encontram nas brincadeiras no mar o contraponto de felicidade para momentos difíceis de uma vida, apesar de tão nova, já cercada por problemas e desafios. Por falta de opções gratuitas de lazer, o grupo faz do trampolim seu templo diário de diversão, troca de experiência e expressão da criatividade. Trazendo reflexões sobre os riscos a que os jovens estão expostos, o título transcende e evoca, de forma autêntica, a importância do tempo lúdico, além de reforçar o valor das amizades e o respeito às diferenças.

Estreando em tela grande na competição oficial do Festival do Rio em 2010, Trampolim do Forte foi exibido nos festivais de cinema brasileiro de Los Angeles (EUA), Montreal e Toronto (ambos no Canadá), Lisboa (Portugal) e Israel.




VOLTAR PARA AGENDA

+ AGENDA