FORMAÇÃO DA REDE ESTADUAL PELA INFÂNCIA

21/05/2014

FORMAÇÃO DA REDE ESTADUAL PELA INFÂNCIA - SANTA CATARINA

No dia 31 de maio, durante a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, será lançada a REPI/SC - Rede Estadual pela Infância - Santa Catarina - reunindo pessoas e organizações multisetoriais que trabalham e defendem os direitos das Crianças e dos adolescentes no estado.  

A ação acontece em conjunto com a Rede Nacional Primeira Infância - RNPI - que atua há 4 anos em diversos estados do Brasil em consonância com o Plano Nacional pela Primeira Infância, cuja a aprovação já tramita no governo federal. A estratégia da rede é reunir colaboradores/articuladores de todas as áreas para implantar políticas e ações efetivas  em favor da infância. Educação, saúde, cultura, infra estrutura, segurança, lazer e diversos outros setores podem compor as ações que defendem os direitos integrais da Criança e agora começam a reverberar em Santa Catarina.

Além de outras autoridades a reunião terá a presença de Luzia Lafitte, secretaria executiva da RNPI, que virá de Fortaleza especialmente para a palestra de abertura da Rede. A reunião é aberta ao público e na oportunidade os interessados poderão se filiar a Rede e iniciar o plano de trabalho que deve acelerar as ações em favor da infância no estado.

 A formação da REPI/SC marca um alinhamento com as diretrizes do Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI), que traça como prioridade a participação das Crianças nas decisões básicas da sociedade, promovendo atividades de escuta das demandas, ideias e necessidades das crianças, buscando subsídios para a formulação dos Planos Estaduais e Municipais pela Primeira Infância. A atuação em rede prevê que a partir da formação da REPI SC sejam criadas as redes municipais, reunindo forças estratégicas espalhadas por todo o estado com um pensamento único: defender a infância, no presente e no futuro do país.

No último dia da Mostra (08/06) acontece um encontro especial entre crianças e representantes da prefeitura de Florianópolis onde serão conversadas ideias e propostas para melhorar a cidade do ponto de vista da infância, colocando a participação infantil na pauta do município.

A iniciativa da Mostra de Cinema Infantil é fruto da parceria com o Espaço Imaginário - Arte, tecnologia e educação - que já faz parte da Rede Nacional atuando com ações de participação infantil em outros estados e agora chega a Santa Catarina para somar forças com os atores locais. As organizações interessadas em compor a Rede podem comparecer no dia ou solicitar um pré cadastro através do email: repisantacatarina@gmail.com

SERVIÇO:

Formação da Rede Estadual Pela Infância - Santa CAtarina
Dia 31/05/14
horário: 10 hs
Local: Hotel Majestic - Av. Beira Mar, 2746 - Florianópolis SC

VOLTAR PARA AGENDA

+ AGENDA