FESTA JUNINA com LENILDE RAMOS

06/06/2011

Venha para o Arraiá Infantil do Espaço Imaginário. Uma das festas mais importantes do Brasil ganha as cores e o ritmo da criançada trazendo todo mundo para a grande brincadeira de São João. O calor da festa estará no encontro das famílias, na celebração do fogo, nas lanternas mágicas, nas brincadeiras e nas músicas que remetem ao coração do povo brasileiro. O show de Lenilde Ramos traz um panorama das músicas tradicionais de São João com muita energia e alto astral para contagiar a criançada e os adultos também. Lenilde foi recolhendo músicas pelo Brasil e montando um repertório chamado “Do Nordeste ao Pantanal” que começa com o forró de Luiz Gonzaga e outras modas nordestinas até chegar no São João pantaneiro, com o sincretismo alegre e colorido das procissões, dos andores enfeitados  e do banho do santo nas águas do Rio Paraguai.  

O Trio Imaginário também vai animar a festa que vai ter quadrilha, fogueira, quebra pote, pescaria, argola, comídas típicas e outras brincadeiras tradicionais.

Valor do ingresso: R$ 10,00

Apareça. Dia 19/06 - 16hs

A Festa de São João, relembra São João ou João Batista, o homem que nasceu em 24 de junho e, através de suas atitudes na vida, trouxe a mensagem de que "devemos mudar nossos rumos para encontrar a luz".

Essa mensagem nos leva ao conteúdo da festa que é a Sabedoria, a capacidade de aprender algo a partir de nós mesmos. Devemos trabalhar em nós a coragem para um julgamento interior consciente; visando nosso amadurecimento como pessoa.

Na Festa de São João existe o costume de acender a fogueira, imagem em que a luz simboliza a sabedoria, a luz interior e o calor do amor, representando o movimento da sabedoria capaz de iluminar o pensamento, aquecendo o coração.

Dentro da Pedagogia Waldorf  existe o costume de acender lanternas feitas pelas próprias crianças e adultos. Elas representam a luz interior de cada um, a sabedoria oferecida para iluminar o mundo.

Depois de viver a Sabedoria o homem se prepara para a próxima festa.

Nesse momento o inverno vai deixando o hemisfério norte e a primavera vai se apresentando. Toda a natureza, como um ato de coragem, começa a florescer.

O homem também desperta, o sol começa a puxá-lo para fora, ele agora deve atuar.
(fonte: http://www.rumodogirassol.com.br/saojoao.htm)

VOLTAR PARA AGENDA

+ AGENDA