CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIDADES EDUCADORAS

02/11/2015

“Cidades Educadoras” começou como um movimento, em 1990, por ocasião do Primeiro Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona. Um grupo de cidades representadas por seus governos locais levantou o objetivo comum de trabalhar juntos em projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida dos habitantes, a partir de sua participação ativa no uso e desenvolvimento da própria cidade e de acordo com a carta aprovada de Cidades Educadoras. Mais tarde, em 1994, o movimento foi formalizado como o III Congresso da Associação Internacional de Bolonha.

Tem objetivo de promover o cumprimento dos princípios da Carta das Cidades Educadoras. Promover colaborações e ações concretas entre as cidades, participando e cooperando ativamente em projetos e intercâmbios de experiências com grupos e instituições com interesses comuns. Aprofundar o discurso de Cidades Educadoras influenciando o processo de governos e instituições de tomada de decisão sobre questões de interesse para Cidades Educadoras.

Discutir e colaborar com diversas organizações nacionais e internacionais.

Os princípios das Cidades Educadoras são:

  • - Trabalhar a escola como espaço comunitário;
  • - Trabalhar a cidade como grande espaço educador;
  • - Aprender na cidade, com a cidade e com as pessoas;
  • - Valorizar o aprendizado vivencial;
  • - Priorizar a formação dede valores.


A Associação Internacional de Cidades Educadoras - AICE, com sede em Barcelona, é responsável pelo suporte e monitoramento das cidades educadoras; faz a adesão das novas cidades; divulga as experiências; apóia e acompanha a cidade que sedia o Congresso Internacional de Cidades Educadoras.

Saiba mais em http://www.edcities.org/

O XIV Congresso Internacional de Cidades Educadoras será realizado de 2 a 4 de junho de 2016, na cidade de Rosário, Argentina, sob o lema “Os territórios da convivência nas cidades”, visando à construção de cidades mais justas, que estimulem a solidariedade e respeitem a diversidade, valorizando a igualdade de oportunidades e a integração social como princípios que possibilitem essa construção.

 

Saiba MAIS: http://congresoaice2016.gob.ar/site/?lang=pt-br

 

Nos dias 3 e 4 de novembro acontece no Brasil o  Encontro Nacional de Cidades Educadoras. Veja a programação: http://www.cidadeseducadorasbrasil.net.br/Programacao-2015.aspx

 

VOLTAR PARA AGENDA

+ AGENDA