UM DIA NO ESPAÇO IMAGINÁRIO-visita para grupos escolares

08/09/2011


A proposta “Um dia no Espaço Imaginário” traz para as escolas parceiras um amplo programa de atividades para serem desenvolvidas em grupos fechados a partir de 20 alunos. A intenção do projeto é proporcionar para as crianças um dia mágico, onde elas tenham contato com a cultura brasileira através das artes e das brincadeiras inventadas, e possam sentir os estímulos positivos da convivência com a natureza de forma livre e segura.

OBJETIVOS

  • fortalecer o vínculo das crianças de Campo Grande com a cultura brasileira, a arte e a natureza;
  • ampliar o intercâmbio de conhecimento entre todas as esferas da comunidade envolvidas com a temática da infância;
  • fomentar uma parceria continuada com as escolas interessadas, que possibilite a pesquisa, a reflexão e a ação para melhoria das práticas educativas em ambientes formais e não formais.


METODOLOGIA

Fazer arte brincando estimula a criança nas descobertas do mundo e nas formas de expressar seus conhecimentos e seus sentimentos. Auxilia na resolução de problemas, no senso de adaptação e transformação do universo que o rodeia, e amplia a relação da criança com as riquezas da cultura brasileira. A imaginação, a criação, a consciência espacial e a técnica específica de cada linguagem são consequências naturais do prazer e do envolvimento saudável da criança e dos educadores.
 
O projeto “Um dia no Espaço Imaginário” propõe a integração de atividades de teatro, música, dança, artes plásticas, capoeira, circo, cinema e práticas ambientais, pensando na criança como ser protagonista do processo criativo.

O grupo será dividido de acordo com o interesse das crianças e as atividades propostas são rotativas, proporcionando a participação de todos.

O processo de trabalho é registrado em vídeo e fotografia gerando um material de documentação importante, que será disponibilizado para os pais e as escolas, mediante autorização escrita.

Os grupos devem ser agendados com antecedência pois será recebida apenas uma escola por turno, com grupos de faixas etárias semelhantes.
O projeto atende crianças de 03 a 10 anos, que podem ou não vir acompanhadas dos professores.


PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO

Temática proposta: As Cores do Brasil

Chegada: MATUTINO 7:30h / VESPERTINO: 13:30h


Práticas ambientais - descobrindo o espaço: vivência com os elementos da natureza, identificação de árvores e animais, preparação da terra, escolha das sementes, plantio de flores, noções de utilização da água;

Música e histórias - o som da natureza: cantigas de roda tradicionais, experimentação de instrumentos e a arte de contar histórias.

Artes plásticas - as cores são vivas: preparação de tintas naturais, esculturas com elementos da natureza, experimentos com luz, sombra e cores.

Lanche: MATUTINO 10h / VESPERTINO: 16h
(os alunos trazem seu próprio lanche para um grande piquenique)

Corpo e dança - o movimento natural: o equilíbrio, as partes do corpo, reflexos, revelando o tempo de cada um.

Teatro de bonecos: Criação coletiva do grupo.

Cinema - curta-metragem brasileiro: Caçadores de Saci

Saída: MATUTINO 11:30h / VESPERTINO: 17h

VALORES: R$ 25,00 por criança/turno.


PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO

Temática proposta: CRIANÇAS DO BRASIL

Chegada: MATUTINO 7:30h / VESPERTINO: 13h


Práticas ambientais - descobrindo o espaço: vivência com os elementos da natureza, identificação de vegetação do cerrado, preparação da terra, escolha das sementes, plantio de flores, noções de utilização da água e cuidados com o ambiente;


Música e histórias – Cantando e Contando o Brasil: cantigas tradicionais da infância brasileira, experimentação com instrumentos e contos tradicionais do Brasil.


Artes plásticas – Brinquedos do Brasil: Construção de brinquedos do Brasil. Pintura Mural com brinquedos tradicionais brasileiros

Lanche: MATUTINO 10h / VESPERTINO: 16h

Corpo e dança – Ritmos do Brasil: Reconhecimento dos ritmos e toques de cada região do Brasil


Teatro de bonecos: Criação coletiva do grupo.


Cinema - curta-metragem brasileiro: Brasil Criança

Saída: MATUTINO 11:30h / VESPERTINO: 17h

VALORES: R$ 25,00 por criança/turno.

VOLTAR PARA AGENDA

+ AGENDA