MATRÍCULAS ABERTAS OFICINAS 2012

10/02/2012

Completando um ano de atividades em Campo Grande, o Espaço Imaginário apresenta novas opções de cursos e atividades para toda a família sempre prezando por uma equipe de educadores competentes e altamente comprometidos com a ideia de uma infância plena e feliz. Confira a programação:


OFICINAS PARA CRIANÇAS


BRINCADEIRAS TRADICIONAIS  e JOGOS CORPORAIS
terças, quartas e quintas das 13:30 as 16h e das 16 as 18h
O objetivo principal desta oficina é incentivar as crianças à brincar. Atualmente com o crescente aumento das tecnologias, espaços reduzidos e o cotidiano atribulado, as crianças têm o seu tempo de brincar prejudicado. O Espaço Imaginário devolve este tempo de brincar, tão precioso na infância! Em amplo ambiente de natureza, a  equipe de educadores e as crianças aprendem e reinventam brincadeiras tradicionais, jogos corporais, rodas de histórias, versos, cantigas e inúmeras formas de diversão.

CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS
quartas das 14 as 18:00h
As crianças soltam a imaginação nesta oficina que desenvolve as habilidades manuais e a criatividade. Os educadores pesquisam e ensinam a criar brinquedos não estruturados, com base na natureza e em materiais reutilizado, como pipas, fantoches, vai e vem, barangandão arco-íris, bonecos de pedra, de manga, barquinhos, aviões, carrinhos, casinhas... Estes brinquedos e brincadeiras de “eternamente” são responsáveis pelo pleno desenvolvimento das crianças, estimulam a imaginação, as relações sociais, o conhecimento corporal, as habilidades manuais e artísticas além de levar as crianças a um estado de total alegria e relaxamento.

MUSICALIZAÇÃO
terças e quintas das 16 as 18h
Despertar o interesse musical na criança através da sensibilização e da descoberta sonora do corpo, da natureza e de instrumentos diversos. O aprendizado de brincadeiras cantadas (cantigas, rodas, versos, parlendas) estimulam o contato da criança com a cultura brasileira, exercitam a fala e a descoberta da língua portuguesa, estimulando até mesmo a alfabetização e valorizando a alegria, a amizade e o movimento do corpo. Além disso, a oficina incentiva a criação musical da criança, onde as músicas compotas por elas são gravadas e disponibilizadas aos alunos e pais.


CIRCO
terças e quintas das 14:00 as 15:30h
Para crianças a partir de 6 anos. A oficina visa  estimular e propiciar à criança seus potenciais de imaginação e criatividade, desenvolvendo a forçå e o equilíbrio corporal. O curso ensina também a confecção e  o manuseio de materiais circenses, além da aprendizagem de diversas técnicas de teatro-circo, a partir de modalidades existentes no mundo fantástico do circo, como: equilibrismo em perna de pau e rola-rola, malabarismo com bolas, claves, aros e outros objetos voadores, acrobacias de solo individuais e em grupo, acrobacias aéreas em tecido aberto e fechado, truques, maquiagens e “gags” de palhaço.


TEATRO
Sextas das 13:30 as 16h e das 16 as 18h
Sábado das 8 as 10:30h
A palavra teatro deriva dos verbos gregos "ver, enxergar", lugar de ver, ver o mundo, se ver no mundo, se perceber, perceber o outro e a sua relação com o universo.
O objetivo da oficina de teatro é proporcionar este lugar às nossas crianças: um lugar para se perceberem enquanto atores das suas próprias vidas, responsáveis e criadores. O teatro estimula a socialização, a criatividade, a expressão, a coordenação, a autonomia, a responsabilidade e o improviso. Possibilita a pesquisa do rico e vasto universo da cultura brasileira, favorecendo uma aproximação da criança com a sua Identidade cultural e consigo mesma.

DANÇA CRIATIVA
Turma 1  (6 a 12 anos):  terças e quintas das 18 as 19h  
Turma 2 (adolescentes e adultos): terças e quintas as 20h
Para crianças acima de 04 anos, a atividade de dança criativa pretende, através de brincadeiras , jogos dramáticos, contos, lendas e danças da cultura popular brasileira, incentivar a comunicação não-verbal pela exploração da carga expressiva e espontânea de cada movimento, permitindo uma identificação de seu conteúdo artístico , proporcionando um contato mais efetivo e intimista com a arte de dançar, de se expressar criativamente através do movimento.

ARTE ESPECIAL
Quartas e sextas: das 9:30 as 11h
Favorecer a convivência entre pessoas com necessidades especiais, estimulando a expressão corporal, aplicando noções de ritmos e musicalidade por meio da dança e música, desenvolvendo nos alunos : coordenação motora, alongamento corporal, equilíbrio, postura, agilidade e noções de direção. Conhecendo por meio de leitura e dramatização, autores nacionais, criando gosto pelas artes cênicas e utilizando-se da dança e da música como facilitador. Resgatando e desenvolvendo a auto estima e dignidade do deficiente.

OFICINAS PARA ADULTOS


DANÇA MATERNA
Quartas e sextas: das 8 as 9h
Para a mamãe é um ótimo e relaxante retorno à vida social, colabora na redução de peso e posturas corporais (maneira correta de carregar e amamentar o bebê) e uma maneira de favorecer, consolidar e fortalecer o vínculo com o filho. Uma maneira de descobrir o mundo, para o bebê; utilizando todos os sentidos: o tato (pele com pele da mamãe), audição (ouvir a voz e o canto da mamãe), a visão ( observa tudo a sua volta) e o olfato ( contato com a mãe). O movimento da mãe com o balanço da dança é extremamente relaxante para os bebês que em geral sorriem, se divertem e saem das aulas calmos e muitas vezes, dormindo. Indicado para mães com bebês a partir de 2 meses, usando algum tipo de carregador (sling, wrap, canguru, etc). Não é necessário ter qualquer experiência com dança.


MÚSICA NA ESCOLA
Curso noturno com horário a combinar
Propostas criativas para a utilização da música em sala de aula na educação infantil e outros ambinetes educativos  – módulos mensais incluindo história da música regional, construção de instrumentos com sucata, cantigas e brincadeiras cantadas. Oficina fundamental para professores e arte educadores em geral.

PILATES SOLO PARA GESTANTES
Curso matutino com horário a combinar
As alterações posturais podem causar dores durante a gestação, por isso  a atividade física é muito bem vinda, desde que com autorização médica. O pilates solo consiste em um programa de exercícios para gestantes, que visa fortalecimento, estabilidade muscular, força e equilíbrio sem sobrecargas das articulações, com fortalecimento abdominal e pélvico auxiliando também na hora do parto. Oferecemos os exercícios adaptados aos períodos de gestação, após uma boa avaliação, e tudo realizado por um profissional habilitado com segurança para mãe e bebê, em um ambiente que já tem a energia da infância.




GRUPOS E EVENTOS


GRUPOS PARA ESCOLAS E INSTITUIÇÕES
Grupos de no mínimo 30 crianças, com visita e atividades no Espaço Imaginário. O conteúdo das atividades poderá ser planejado e aproveitado a partir da proposta de conteúdo escolar, ou outras ações específicas.
Oferecemos as atividades de Brincadeiras tradicionais, brinquedos corporais, Brinquedos na natureza, práticas ambientais, Gincana cultural, jogos cooperativos, teatro, circo e piquenique coletivo.

ANIVERSÁRIOS
Sextas e sábados a combinar
As festas no espaço imaginário integram atividades artísticas e brincadeiras cooperativas e interativas, sempre com temas que permeiam o imaginário da criança em um belo espaço de Natureza! O resultado é a combinação perfeita entre o carinho de um evento preparado em casa, e a tranquilidade de contar com uma equipe de brincantes cuidando da alegria das crianças. Devolvendo a todas o verdadeiro significado do aniversário, do crescimento e da passagem do tempo.
Recebemos grupos de no mínimo 30 crianças, as atividades serão realizadas pela equipe de brincantes do  Espaço Imaginário. O conteúdo das atividades poderá ser planejado de acordo com a idade e interesses da criança.

GRUPO DE ESTUDOS PARA EDUCADORES BRINCANTES
Quartas:  20h
Troca de experiências entre educadores de diversas áreas com encontros quinzenais visando aprofundar o conhecimento e fortalecer as atividades conjuntas do grupo.

NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS
Consultoria, Desenvolvimento, enquadramento em leis de incentivo, produção, realização e  acompanhamento de projetos e pesquisas ligados à Infância e juventude, cultura, arte e educação.

VOLTAR PARA AGENDA

+ AGENDA