1º ENCONTRO DE ARTE ESPECIAL NO ESPAÇO IMAGINÁRIO

08/02/2012

1º Encontro de Arte Especial no Espaço Imaginário


O Espaço Imaginário e a diretora teatral e coreógrafa Myla Barbosa  promovem no dia 02 de março de 2012 o 1º ENCONTRO DE ARTE ESPECIAL sob a temática "Pessoas Especiais e sua capacidade de superação por meio Artístico”. Irão participar do evento profissionais e técnicos que desenvolvem a prática artística com pessoas especiais, instituições, fundações, órgãos públicos e particulares, pontos de cultura que se interessam pela temática. Haverá um seminário no período matutino, com palestras sob o tema e apresentações e exposições artísticas no período vespertino.

A ideia do encontro nasceu da experiência de Myla Barbosa, que atualmente atua no Espaço Imaginário ministrando oficinas de dança com foco nas artes especiais. Myla esteve no ano passado em Lisboa / Portugal, representando o Brasil no 3°EN’Arte– 3º Encontro Nacional  de  técnicos  e  pessoas  com  deficiência  à convite da ANACED – Associação Nacional de Arte e Criatividade para Pessoas com Deficiência. Habilitada pelo edital de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura, Myla realizou em Lisboa a palestra sobre Dança Inclusiva e o Workshop “Corpo Sem Fronteiras”.  A educadora irá apresentar no dia 02 um painel a respeito da sua experiência e um panorama de sua viagem a Portugal.
A programação do Encontro inclui diversas instituições que atuam no setor, bem como exposições e palestras.


“Acredito ser bastante importante essa troca de experiências com o exterior, tanto para mostrar nosso trabalho no Brasil, quanto para se firmar um intercâmbio de informações e trabalhos culturais com pessoas especiais. A importância dessas atividades já é certificada na colaboração para a integração e valorização da pessoa especial e precisamos divulgar essas ações, sendo o I ENCONTRO DE  ARTE ESPECIAL do Espaço Imaginário uma oportunidade para a troca de informações e experiências e uma maneira de divulgar as práticas artísticas com pessoas especiais em nosso estado”, diz Myla.

“ O Espaço Imaginário é um lugar que valoriza o ser humano em sua essência e busca promover o contato com a cultura brasileira, as brincadeiras tradicionais e a natureza, em diferentes linguagens e expressões artísticas. As pessoas especiais precisam e merecem conviver com a beleza e a alegria e isso na arte representa o equilíbrio e a igualdade que todos os seres humanos procuram”, dia Alexandre Basso, coordenador do Espaço Imaginário.
O evento é gratuito. As fichas de inscrição devem ser solicitadas pelo e-mail: milabarbosah@hotmail.com ou espacoimaginario@com


Maiores informações pelo cel: (67) 92860561 / 3326.5525


PROGRAMAÇÃO


8h - Abertura : Espaço Imaginário

8h30
Palestrante: Maria Rita Volpe – Fonoaudióloga e Prof° no curso de fonoaudilogia da UCDB – Universidade Católica Dom Bosco / Diretora do Centro de Desenvolvimento do Potencial Humano Raio de Luz de 1983 a 2011 / Idealizadora e fundadora  da  Oficina da Linguagem Materiais Educativos e de Reabilitação / Autora de diversas publicações científicas na área fonoaudiológica.
Temática: A influência da arte educação na pessoa com deficiência - Relato de experiência


9h - Palestrante: Cilas Justino – professor e artista plástico
Entidade: Associação Pestalozzi de Campo Grande/MS
Temática: Fotografia Digital – “Olhares”

9h30 - Palestrante: Devanilde Aparecida Ferreira e Creyd dos Santos Batista
Entidade: APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
Temática: “Transformando papel usado em Arte”


10h - Palestrante: Rosana Cintra – Doutorado em Educação na UFMS e diretora da Cia e Escola UNIKA DANÇA-UFMS
Entidade: UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Temática: "A relevância da arte na educação especial:a dança em foco."


10h30 - Palestrante: Myla Barbosa- Formada pela Royal Academy of Dancing, diretora teatral e coreografa / Fundadora do Grupo Arte Sem Limites
Entidade: Espaço Imaginário / Raio de Luz
Temática: “A Expressão Corporal como forma de superação”


11h - Debate

APRESENTAÇÕES - A partir das 14h:
Escola Especial Colibri: Coral
Responsável: Sandra
    
Escola Juliano Varela: Dança Contemporânea
Responsável: Marcos Varela

Dança do Ventre: Studio Nidal Abdul

Grupo Infantil de Teatro “ Brincarte”
Direção: Ramona Rodrigues
Espetáculo: Palhashow

EXPOSIÇÕES

15 Telas: APAE -  “Transformando papel usado em Arte”

15 Fotografias: Pestalozzi  - “Cultura Indígena de Mato Grosso doSul”

8 Telas: Escola Juliano Varela -  “Minha Arte”  


Às 16h : Lanche e confraternização

VOLTAR PARA AGENDA

+ AGENDA