Espaço Imaginário

A Cultura e a natureza da infância

Arte, educação e cultura da infância

"As descobertas e aprendizados que fazem os meninos do Mundo entre eles mesmos, desde sempre, constituem o que podemos chamar de a Cultura da Infância, ou seja, o acervo das experiências em plenitude e liberdade do Ser Humano ainda novo. Todo o universo que compõe o imaginário da criança reúne desde os aspectos históricos e sociais até as tecnologias de educação e comunicação mais atuais, e passam necessariamente pelas brincadeiras em suas diferentes formas e pela arte criada por elas e para elas." Lydia Hortélio

A criança e sua arte de brincar transcendem os limites e as barreiras impostas pelas complexas relações sociais atuais e alcançam um estágio natural de comunhão e desenvolvimento que lhes acompanhará pela vida inteira. Neste universo lúdico, a criança pode ser simplesmente criança. Ser humano em estado pleno, criativo, natural... Divino!

A proposta do Espaço Imaginário é criar um ambiente harmônico e fraterno onde o fazer, próprio de cada um, seja despertado naturalmente e inspire um mundo saudável no aspecto físico, emocional e criativo. Permitindo o acesso destas crianças à natureza e incentivando que sua imaginação ganhe expressão, estaremos buscando uma forma de contribuir para que elas estejam preparadas para ver e transformar a realidade de um mundo cada vez mais complicado.

O utilitarismo e a uniformização que caracterizam a nossa época têm dificultado muito a implementação de uma educação para a criatividade, tanto na família, quanto nas escolas, na mídia e nos espaços públicos. A todo o momento as nossas crianças são atingidas por apelos de consumo e violência, e quase que inconscientemente a sociedade absorve hábitos que enfraquecem a nossa verdadeira identidade.

O povo brasileiro é reconhecido no mundo inteiro pela sua criatividade e beleza, pela alegria incondicional e pelo seu poder de invenção e transformação. Nos tempos atuais estes valores são cada vez mais raros e precisam ser cultivados e preservados desde a infância, para que nossas crianças possam estar seguras de quem são e da importância que têm na criação de um mundo mais leve, colorido e sustentável.