Relatório revela dados sobre infância e tecnologias

Baseado na pesquisa europeia “EU Kids Online” (www2.lse.ac.uk), que fez um mapeamento da relação das crianças com a internet, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (Cetic.br), em conjunto com o Centro de Estudos da Tecnologia da Informação e da Comunicação e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, lançou a pesquisa“TIC Kids Brasil Online 2012” que revelou dados interessantes sobre a vida on-line dos jovens. No momento, também aconteceu o debate “Crianças e adolescentes na internet: riscos e oportunidades”, que contou com a presença da professora da London School of Economics, Ellen J. Helspe, da professora da Universidade Nova de Lisboa, Cristina Ponte, e da Consultora em Mídia e Educação, Regina de Assis.

Segundo o gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa, “os inúmeros benefícios da Internet estão relacionados à aprendizagem, socialização, comunicação e entretenimento. Por outro lado, o acesso à rede tem potencializado a exposição a riscos on-line, alguns deles comuns também no mundo off-line (tais como bullying, pornografia e exploração sexual). A disseminação das tecnologias digitais pode gerar também novos riscos, como é a violação da privacidade, o rastreamento da localização geográfica e o acesso a mensagens de conteúdo sexual. Foi neste contexto que nasceu a pesquisa TIC Kids Online Brasil”, esclarece.

A pesquisa, inédita no Brasil e com dados pouco explorados em todo o mundo, aparece como um forte combustível para que pais e professores integrem as tecnologias ao seu cotidiano e passem a enxergar as oportunidades que elas trazem.


fonte: http://salaaberta.com

+ NEWS