MEMÓRIAS DO FUTURO É FINALISTA EM PRÊMIO NACIONAL

O Projeto Memórias do Futuro, realizado pelo Espaço Imaginário e o Pontão de Cultura Guaikuru, ao longo de 2 anos, está concorrendo ao 1º Prêmio Nacional de Projetos com Participacão Infanti, promovido pelo CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular. O prêmio recebu 85 inscrições em todo o Brasil e foram selecionados 6 finalistas. A premiacão final acontece no dia 05 de agosto, no Rio de Janeiro.


“O 1º Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil tem objetivo de fortalecer e disseminar práticas de participação infantil. Sendo realizado nacionalmente, através da premiação de práticas metodologicamente sérias, inovadoras, eficazes, criativas e com impacto relevante, pretendemos contribuir para difundir e estimular a efetivação do direito à participação infantil em múltiplos espaços sociais.”



O Memórias do Futuro atuou com foco na formação de jovens e educadores para a Cultura da Infância, promovendo a pesquisa e a prática das brincadeiras tradicionais em comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas e urbanas e também em espaços educativos formais e não-formais.


O projeto teve patrocínio da Fundação Telefônica/VIVO e do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet. Durante o período foram produzidos, pelos jovens das comunidades do Mato Grosso do Sul, mais de 100 vídeos, revelando o imaginário da infância do estado e promovendo práticas transformadoras nas comunidades envolvidas. Estes vídeos estão sendo compartilhados através do portal www.memoriasdofuturo.com.br e pela distribuição gratuita de DVDs em escolas e organizações ligadas a infância. 

Além do conteúdo em vídeo o Memórias levou ações presenciais para 20 comunidades do Mato Grosso do Sul, com a Caravana Tecnobrincante, promovendo o intercâmbio entre a tecnologia e a tradição. O conteúdo é material de multiplicação da Cultura tradicional da Infância e promove formas de participação e interação da Criança na sociedade que estão sendo esquecidas atualmente, trazendo brincadeiras ensinadas livremente através dos vídeos. Atualmente a experiência do Memórias do Futuro se desdobra em atuações em rede pelos estados onde a equipe do projeto trabalha atualmente:  Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal e no Mato Grosso do Sul.


Para saber mais sobre o prêmio acesse: http://www.premioparticipacaoinfantil.org.br/Pages/home

 

Para conhecer o projeto vá até: www.memoriasdofuturo.com.br


+ NEWS