ENCONTRO NACIONAL CULTURA E INFÂNCIA

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC), em parceria com o Festival Internacional de Linguagens (FIL), realiza o I Encontro Nacional Cultura e Infância, a ser realizado nos dias 12, 13 e 14 de julho, no Teatro Municipal do Jockey, no Rio de Janeiro.. Durante esses três dias, representantes de diversas vertentes de atuação na área da infância estarão reunidos para discutir conteúdos relacionados ao tema e apontar diretrizes para a formulação de uma Política Cultural para a Infância Brasileira, a ser lançada em outubro de 2011 pelo Ministério da Cultura.

Serão abordados assuntos como o valor da experiência estética e cultural para o desenvolvimento da infância plena; a diversidade de visões, métodos e práticas na fruição de saberes, linguagens, obras, programações e espaços culturais; conteúdos e produções artístico-culturais para a infância e sua inserção na mídia; transmissão oral; acessibilidade, entre outros, especificados em programação a ser encaminhada em breve.

Lais Doria, mestre em Artes Cênicas(ECA-USP) fundadora e diretora artístico-pedagógica da Casa de Ensaio, foi convidada e irá representar o estado de MS na mesa de debates. O objetivo da mesa é estimular o intercâmbio de idéias e de ações que promovam desenvolvimento cultural de crianças e jovens voltado para o exercício da cidadania e para o reconhecimento da diversidade criadora brasileira.

O FIL, com seus oito anos de existência e mais de 200 espetáculos exibidos, vem se firmando como um festival dedicado a toda a família, com o objetivo de promover o diálogo entre as mais variadas linguagens artísticas e integrar as diversas faixas etárias, que se unem pelo desejo de criar e saborear as artes cênicas. Karen Acioly, criadora e diretora artística do FIL, considera um dos objetivos principais do seu trabalho a busca da cultura da convergência, em que convivem em harmonia, tanto no palco quanto na platéia, diferentes raízes e estilos, faixas etárias e classes sociais, provocando um amplo intercâmbio cultural: artista/artista, artista/público e público/público. Mais informações sobre o FIL no site: http://www.fil.art.br/

+ NEWS