FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE DOURADOS

3° Festival Internacional de Teatro de Dourados (MS)

9 a 18 de setembro;11, em Dourados (MS).

O III Festival Internacional de Teatro de Dourados/Mato Grosso do Sul é uma realização da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD e Instituto para o Desenvolvimento da Arte e da Cultura - IDAC, com patrocínio da Caixa Econômica Federal. Promove o intercâmbio entre diferentes grupos de teatro, divulgando novas linguagens artísticas, fomentando a criação de platéias e contribuindo para uma maior dinâmica cultural na cidade de Dourados. O FIT-Dourados em sua terceira edição estará realizando três diferentes mostras, sendo elas: regional, nacional e internacional. Os organizadores do Festival reconhecem no teatro uma possibilidade de transformação, sobretudo, suscitando a educação pela arte e almejando a democratização dos espaços culturais existentes, abrindo para os bairros periféricos uma extensão viva do evento - pulsante, de comunicação direta com um público que habitualmente não frequenta salas de espetáculos, oferecendo ingressos a preços populares para os espetáculos realizados no Teatro Municipal de Dourados. A diversidade proposta possibilitará trocas de saberes e experiências, dinamizando o mercado teatral regional e nacional, contribuindo também para a formação, através de oficinas, mini-cursos e workshops que terão por finalidade atualizar e capacitar artistas, educadores e futuros profissionais da área. Constará ainda da programação, a realização de palestras, quando serão discutidas questões relativas às artes cênicas como veículo de comunicação de ideias e como fator de desenvolvimento social, econômico e cultural.

Durante dez dias, 9 a 18 de setembro de 2011, a cidade contará com apresentações de grupos teatrais do Paraguai, Peru, Bolívia e França. Entre as atrações regionais, os dois grupos de teatro selecionados são de Campo Grande.

Um deles é o Circo do Mato, que vai apresentar o espetáculo "Os Corcundas", e o outro é o grupo Experimento Cênico-Jair Damasceno, que vai apresentar a peça "CALABoca! E grita". Ainda entre os atrações nacionais, se destaca a participação do grupo baiano ViaPalco, com o espetáculo de rua “Circo de um Homem Só”. Entre as atrações internacionais está o “Lo que más me gusta de Federico”, um recital de poemas acompanhado por instrumentos musicais.

O Festival ainda oferece oficinas e workshops. Mais informações na coordenadoria de Cultura da UFGD: 3410-2877.

Fonte: http://www.ufgd.edu.br/

+ NEWS