I Mostra Anima Bonito de Cinema de Animação.

I Mostra Anima Bonito de Cinema de Animação.

O Ponto de Cultura Anima Bonito realiza no período de 20 a 24 de setembro a I Mostra Anima Bonito de Cinema de Animação que exibirá, de terça a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino em oito escolas da rede pública de ensino, filmes de diversos lugares do mundo. O encerramento será no sábado, 24, no ponto de cultura.

A programação da Mostra traz para  os estudantes entre 5 a 12 anos, mini curtas metragens com cinco minutos de duração, que revelam a riqueza dessa linguagem audiovisual onde conteúdo e forma em perfeita sintonia, ilustram os direitos humanos das crianças de todo o planeta. Os filmes fazem parte da Coleção “ Direitos do Coração”, concebida pelo estúdio de animação do Programa francês do Escritório Nacional do Filme do Canadá (ONF). Verdadeira defensora da infância a Coleção é concebida na intersecção entre a pedagogia e a criação artística, a partir do preâmbulo e dos artigos da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, de 1990. Os filmes sem diálogos podem ser utilizados em sala de aula ou cinemas de todos os países do mundo. Os poucos caracteres que aparecem na tela são nas seis línguas oficiais das Nações Unidas: francês, inglês, espanhol, russo, chinês e árabe.

Programação

T.V. TANGO – 3'44'', direção: Martine Chartrand.

Quatro crianças se divertem brincando. De repente uma televisão aparece. Este filme ilustra o artigo 31 da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança: “ O direito da criança ao lazer, à recreação e à participação em atividades culturais e artísticas”

PAPAI - 4'13'' - Direção: Michèle Pauzé.

Uma criança cochicha no ouvido de seu coelho. Ela se sente só porque seu pai, ocupado ao telefone, não presta atenção nela. Este filme ilustra o artigo 18 da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança: “ Os pais tem responsabilidade primária na educação de seus filhos

A LARANJA - 4'49'' - Uma criança procura comida para fazer um lanche e vê que não há. Decepcionado, ele pega sua mochila e vai para a escola. Este filme ilustra o artigo 3 da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança: “ A criança tem o direito de comer quando estiver com fome”

OVERDOSE - 5' 25 '' - Direção: Claude Cloutier

Um garoto de dez anos diariamente tem atividades controladas por sua mãe. Os dias são tão cheios e o ritmo torna-se infernal. Este filme ilustra o artigo 31 da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança: “ A criança tem o direito de descansar e se de divertir, com direito ao lazer, à recreação e à participação em atividades culturais e artísticas”

PORTA A PORTA – 4' 9 '' - Direção:Zabelle Côté

Num pátio de recreação de escola, crianças grandes judiam das menores. Este filme ilustra o artigo 36 da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança: “ O direito da criança à proteção contra todas as formas de exploração”

UMA FAMÍLIA PARA MARIA - 5'20 '' - Direção: Lina Gagnon

Maria, uma garotinha orfã busca uma família para sua adoção. Este filme ilustra o artigo 20 da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança: “ A obrigação do Estado de prover proteção especial às crianças desprovidas de seu ambiente familiar.”

UMA ARTISTA – 5'15 '' - Envolvida pela música, uma menina se imagina regendo uma orquestra, com uma colher de pau na mão no lugar de uma batuta. Este filme ilustra o artigo 29 da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança: “ A criança tem o direito de desenvolver sues dons e aptidões”

MEOW– 8'- Direção: Marcos Magalhães.

Um gato esfomeado fica sem leite, e é convencido a tomar um certo refrigerante. Será ele mais uma vítima da globalização? Terá ele salvação?

TEM BOI NA LINHA – 5' - Direção: Marcos Magalhães.

Um bezerro abandona a boiada, atraído pelo trem que passa pelo sertão em seca. O que parecia um trágico desastre, porém, cede, lugar a um fim inesperado.

PAI FRANCISCO ENTTROU NA RODA– 6' - Direção: Marcos Magalhães.

Pai Francisco, personagem de canção infantil, hoje em dua não consegue encontrar sua turma.

ANIMA BONITO – 6'- Diversos filmes produzidos pelos participantes das oficinas de animação promovidas pelo Ponto de Cultura Anima Bonito, resultantes do aprendizado no período de junho a setembro de 2011.

 

Sobre o Ponto de Cultura Anima Bonito

A Associação Amigos do Brazil Bonito, entidade cultural sem fins lucrativos, proponente do projeto, atua há dez anos em áreas como meio ambiente, artes e cultura promovendo atividades de educação ambiental, geração de renda com reciclagem e reaproveitamento de materiais através da produção artesanal, na qualificação livre e produção em teatro e dança. Em 2010 foi reconhecida como ponto de cultura pelo Programa Cultura Viva e Mais Cultura do Ministério da Cultura, através de edital/ convênio com a Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul. Tem o apoio e coordenação pedagógica do Pontão de Cultura Guaicuru.

Informações no Ponto de Cultura Anima Bonito, Associação dos Amigos do Brazil Bonito, Rua 24 de Fevereiro 1515- Centro – Bonito MS - (67) 32551968 ou pelo e-mail tabuiaia@gmail.com, com o Coordenador Ronald Rosa.

+ NEWS