II SEMANA BRECHT - Cinco dias de ação e reflexão teatral

Jogos teatrais, Leituras de textos, Ações poéticas, Filmes e Performativação -

O Pontão de Cultura Guaicuru realiza de 21 a 25 de novembro de 2011 a II SEMANA BRECHT. A atividade prevê uma série de cinco encontros gratuitos e noturnos, com três horas de duração cada, que vão investigar, de forma lúdica e sensível, as possíveis relações entre teatro e filosofia dialética disparadas pelo teatrólogo alemão Bertolt Brecht a luz da realidade social e cultural campo-grandense atual.  São vinte vagas destinadas a estudantes e profissionais do teatro e de diversas linguagens artísticas, das áreas de humanidades e para a comunidade interessada em geral.

 O foco do curso é pensar o local onde vivemos hoje com suas questões estético, políticas e de identidade olhando para a obra de um autor estrangeiro, como se pudéssemos nos observar por um olhar distanciado, que por assim ser,consegue investigar melhor as questões que nos afirmam como povo campo-grandense.

Eugen Berthold Friedrich Brecht (August, 10 de fevereiro de 1898 – Berlim, 14 de agosto de 1956) foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, revolucionaram a prática da dramaturgia e da encenação, a função e o sentido social do teatro. Brecht concentrou-se na crítica artística ao desenvolvimento das relações humanas no sistema capitalista.

 A orientação dos encontros será da atriz, diretora e pesquisadora teatral Lígia Marina, da II Trupe de Choque (http://www.trupedechoque.com.br), de São Paulo. Como Contadora de Histórias e professora de Teatro e Filosofia Dialética, dialogou com as diversas periferias geográficas das cidades de São Paulo, Diadema e Guarulhos. Em 2009 e 2010, esteve em Mato Grosso do Sul no Pontão Guaicuru e em Pontos de Cultura de Campo Grande, Nova Andradina, Dourados e Bonito, realizando oficinas e apresentando espetáculos para os participantes do Teatro no Ponto e conduzindo a I Semana BRECHT.

A programação da II Semana BRECHT apresenta os seguintes temas:

Dia 21 - A contradição e o gesto não-pleonástico

Dia 22 - A mediação, o trabalho e a literalização da cena

Dia 23 - O devir dialético e a peça didática

Dia 24 - A superação, o choque e os elementos da cena brechtiana

Dia 25 – Cenas Poéticas.

Os temas dos encontros se aproximam do modelo de estudo oferecido pela teoria e prática desenvolvida pelo alemão. 

Além disso, a SEMANA BRECHT - TEATRO E DIALÉTICA visa oferecer subsídios teórico-práticos para a pesquisa teatral em andamento da Cia Oficina de Criação Teatral.

A II Semana BRECHT é uma realização do Pontão de Cultura Guaicuru em parceria com o Ministério da Cultura e a Banda Tribus Armada, com o patrocínio do Projecto Vivo, Fundação de Cultura de MS, Fundação Municipal de Cultura- FUNDAC, Prefeitura de Campo Grande e Vereador Athayde Nery; apoio da Marruá Arte e Cultura.

O Pontão de Cultura Guaicuru/ Associação Cultural Oficina de Criação Teatral, atua especialmente na capacitação, produção e promoção do teatro e do cinema, realizando oficinas, seminários e encontros que garantem o acesso, intercâmbio e troca de conhecimentos entre pontos de cultura e outros grupos culturais que se relacionam de forma colaborativa, inclusiva e solidária.

 

Serviço:

SEMANA BRECHT

Data – 21 a 25 de novembro de 2011

Horário – 19h às 22h

Local: Pontão de Cultura Guaicuru – Rua 13 de maio 727 – tel. (67) 30266356

Informações e inscrições pelo site www.pontaodeculturaguaicuru.org.br

+ NEWS